segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Três Hipóteses...

... por que eu acho que FC, literatura, não emplaca no Brasil.

1) O Brasil é um país de industrialização tardia, que acabou por não conseguir imprimir uma 'cultura tecnológica' que tenha passado à sociedade.

2) O Brasil não tem uma classe média bem estabelecida, ou um acesso à instrução garantido à qualquer camada populacional. FC é uma manifestação cultural de, pelo menos, classe média. Falta então público com referencial e identificação para apreciá-la.

3) Esoterismo. A religião Espírita desenvolveu-se, aparentemente, no Brasil mais do que em outros países, vindo com uma linguagem cientificista - 'evolução', vida inteligente em outros planetas, planos de existência - e um "sense of wonder" bastante semelhante à de obras de FC. Racionaliza-se a alma, as possibilidades de múltiplas vidas, etc. Do Espiritismo em diante, de suas raízes com métodos e qualquer instrumentação que se tentou desenvolver para estudar os mistérios da alma; indo para o mais desvairado esoterismo, do tipo Ashtar Sheram e quetais, acrescenta-se então uma dimensão humana que a FC tradicionalmente não trata, dando um aspecto 'menor' à esta forma de literatura. Temos, na verdade, um substituto para a FC na literatura esotérica de modo geral.

Talvez a literatura de FC brasileira, para sair do nicho, tenha que eternamente por elementos de misticismo, "cristais" e coisas do tipo -- até por causa dos dois itens acima. Ou é "coisa de americano".

Ok, então isso é ruim? Não necessariamente. Não é a minha FC, decerto. Claro, autores, individualmente, sempre podem surpreender.

Comentários? Idéias?

2 comentários:

Fernando S. Trevisan disse...

Luiz Felipe, acho que tem muito de razão no que você escreve, embora eu discorde de que FC não emplaca.

Minha discordância começa com o termo "emplacar". O que é emplacar? É vender que nem Paulo Coelho? Ou vamos ser mais "modestos" comercialmente e almejar Jabutis, boa crítica e edições com 5000 exemplares, que já tá bom demais?

Pra mim, a FC no Brasil tá emplacando. Rola evento em média a cada dois meses, tem lançamento *e* relançamento de livros nacionais e internacionais constantemente, trilogias que começaram a ser publicadas 10, 20 anos atrás têm suas seqüências publicadas...

Falta muito? Claro. É necessário superar o teste do tempo, continuar crescendo ou ao menos manter o ritmo atual. Mas, acho que está em bom caminho.

Por falar nisso, você está em/é de SP? Vai no Invisibilidades?

[ ]'s!

Luiz Felipe Vasques disse...

Olá, Fernando, que bom que alguém colocou algo aqui. Eu mesmo me distraí, ai vai minha resposta.

Primeiro não, não sou de Sampa, não pude ir ao Invisibilidades.

Eu espero, Fernando, estar redondamente errado. Tem rolado eventos, realmente. Mas por enquanto, as coisas andam no gueto.

Talvez com a contínua divulgação destes mesmos eventos, assim como uma melhoria da condição de compra da classe média (ou um alargamento da mesma, como parece estar ocorrendo, gerando pessoas potencialmente com capacidade referencial), a coisa desenlacre.