sábado, 31 de agosto de 2019

Duendes na Bienal do Rio

Monstrões e monstrinhos.

Tive a felicidade ontem de, chegando no estande da editora Draco (O-83 do pavilhão verde), encontrar estas duas criaturas lado a lado.

Para quem não conhece, a Monstros Gigantes - Kaiju foi co-organizada por mim e Daniel Ribas em 2015, um livro que deu muito gosto de fazer. Ganhamos o Prêmio Argos no ano seguinte (e o meu conto nela tbm).

A Duendes - Contos Sombrios de Reinos Invisíveis é a quarta antologia organizada por Ana Lúcia Merege (depois da arturiana Excalibur, da qual participo com 'meio conto' junto com Daniel Bezerra, e ainda Medieval e Magos), e nela eu tenho um conto que foi aprovado na época.

Participam ainda Daniel F. Rossi e Sid Castro, que também estão na Kaiju. Só por esses dois, qualquer antologia vale à pena.

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Prêmio Odisseia - Vencedores


Finalistas e vencedores no palco. Fonte: Literatura RS

Evento anual de literatura fantástica sediado em Porto Alegre, a VI Odisseia de Literatura Fantástica este ano trouxe uma premiação, realizada dia neste domingo dia 25 de Agosto. Segue lista de finalistas e vencedores (estes, em primeiro e em destaque) de cada categoria.

Narrativa LONGA Literatura Juvenil
Ana Lúcia Merege – Orlando e o escudo da coragem – Editora Draco.
Juliana Feliz – As cinzas de Altivez – Midiograf.
Miriam N. Dohrn – Detektis – SGuerra Design.

Narrativa LONGA Horror
Carolina Mancini – Nihil – Editora Estronho.
Danilo Correa – Sob a escuridão – Cervus Editora.
Pablo Amaral Rebello – Peixeira & Macumba – Independente.

Narrativa CURTA Horror
Isabor Quintiere – Madres – Editora Escaleras.
André Balaio – O lado de lá – Editora Patuá.
Marcelo Augusto Galvão – Sombras no coração – Independente.

Narrativa LONGA Ficção Científica
Ricardo Labuto Gondim – Corrosão – Editora Caligari.
Luiz Mauricio Azevedo Silva – Pequeno espólio do mal – Editora Figura de Linguagem.
Roberto de Sousa Causo – Mestre das marés – Editora Devir.

Narrativa CURTA Ficção Científica
Saulo Adami – A invasão dos macacos – Editora DTX.
Alexandre Veloso de Abreu – A necronauta – Editora Scriptum.
Fábio Fernandes e Nelson de Oliveira – Oneironautas – Editora Patuá.

Narrativa LONGA Fantasia
Paola Siviero – O auto da maga Josefa – Dame Blanche.
Simone Saueressig – De ferro e de sal – Independente.
Yasmim Naif Amin Mahmud Kader – Caçada às estrelas da noite: sob o céu da noite eterna I – Independente.

Narrativa CURTA Fantasia
Gabriel Cianeto – Oceano sorvete de uva – Editora Multifoco.
Deise Soares Ferraz de Vargas – A ponte de paladinos – Independente.
Marcelo Bighetti – Sacrifício consumado – Independente.

Bom ver alguns nomes repetidos, o que pode indicar que há um público votante que esteja gostando de uma mesma produção: Corrosão e O Auto da Maga Josefa, que no Prêmio Argos foram finalistas de Melhor Romance (perdendo para A Mão Que Pune - 1890), aqui ganharam em Narrativas Longas de seus próprios gêneros. Lá, o vencedor de Melhor Conto, Sombras no Coração, foi o finalista aqui em  Narrativas Curtas de Horror.

Mais cedo no ano, no Prêmio LeBlanc, O Auto da Maga Josefa também ganhou na categoria de Romance Nacional de Fantasia, FC ou Terror.

Nota-se a presença dos independentes entre os finalistas, assim como a diversidade das editoras, sem nenhuma de grande porte.

Parabéns aos organizadores, participantes e vencedores!

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Inspirações...

Andei pesquisando para um conto que mandarei para a Mitografias 3 - Trindade, envolvendo mitologia e deuses triáticos. O conto envolveu tirano de Atenas, um sábio grego, e um estranho mecanismo... alguém adivinha sobre o que é?

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Sextas de Sci-Fi: Worldbuilding - A Terra Média

A Terra Média vista do espaço, via Outerra.

Nas Sextas de Sci-Fi do #blog do Planetário Do Rio comecei hj uma nova série, sobre Worlbuilding. Impossível não começar pelo maior deles. A Terra Média impressiona até hoje.

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Inspirações e Pesquisas...

Não sei se a meia dúzia que me segue aqui sabe, mas eu me arrisco a escrever literatura fantástica de vez em quando: ficção científica e fantasia primariamente, ainda olho pra terror com um pouco de receio (é, piada horrorosa não intencional mas bem vinda). Pra isso resolvo pesquisar algumas coisas a respeito do tema, dentro do gênero, a que me disponho a escrever. Há um tempo atrás eu tinha um blog só sobre as referências, mas acabei deixando de lado... pensei em voltar com ele, mas... nhé. Prefiro inaugurar um novo marcador pra isto: referenciais.

Trago hoje um resultado duma pesquisazinha que fiz pra um artigo das Sextas de Sci-Fi, dentro da série Nossos Astros na Ficção Científica - As Estrelas do Firmamento: foi a descoberta do site DataSketch.

Datasketch: demonstrando que constelações são convenções culturais.

Até achei que tivesse falado dele na época, mas pelo visto me descuidei, só deixando o link direto para a coluna.

A ideia do DataSketch é correlacionar graficamente estrelas de importância no céu com constelações imaginadas por outras culturas que não a nossa. No exemplo acima, Betelgeuse, que é tanto Órion quanto o Tucano, o Arado, entre outras. Pela facilidade da interface, imagino que possa ter uma boa função pedagógica... tentem, vocês vão gostar.

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Sextas de Sci-Fi: As Possibilidades do Cinema de Ficção Científica

Rogue One e A Chegada (2016): duas possibilidades distintas dentro do mesmo gênero.

Na Sexta de SciFi do blog do Planetário do Rio, para hoje reenviamos o texto As Possibilidades do Cinema de Ficção Científica.

Foi um dos textos que eu mais gostei de ter feito. Tive a ideia para uma coluna que infelizmente não aconteceu, na época do lançamento dos dois filmes a que me dirijo como exemplo: tinha acabado de assistir A Chegada e, uma ou duas semanas depois, assisti Rogue One. Claro que essa constatação me era antiga, mas vê-la assim, com duas novidades em tão pouco tempo entre ambas acabou me inspirando.


Aproveito e falo da Science & Entertainment Exchange, uma iniciativa da Academia americana para, junto às produções hollywoodianas, tentar esclarecer pontos em histórias e quetais.

Divirtam-se!