(originalmente pus isto no twitter...)
Sob o risco de nos tornarmos a nação de agora 200 milhões de engenheiros navais; a ideia do submarino feito no easy mode lembra muito uma série nozoitenta chamada Operação Resgate, em que um sucateiro monta uma nave espacial pra ir à Lua. Puro suco de sonho americano, e com o devido perdão à criança que eu era, é dos casos que ficção científica envelhece mal (isso, quando não envelhece rápido), embora no quesito 'a opinião do zé mané vale tanto quanto a do especialista', a atualidade de Avenue 5 seja matadora - conforme aliás em post do outro dia.
Ah, esses sucateiros americanos incorrigíveis...
Dentro dos meus achismos e pitacos; me parece que há uma espécie de linha de código de pensamento e comportamento ao longo aí duns 3000 anos que permeia o pensamento ocidental, que vem da Grécia Antiga e é salientado hj em dia no pós-calvinismo neoliberal do self-made fucker.
Zilionários sendo, claro, o epítome (gostaram?) desse pensamento: Deus gosta de você por você ter/fazer dinheiro (Calvinismo em resumo), todos querem ter pelo menos um pouco da boa vida que têm (protagonismo no imaginário) e eles têm a faca e o queijo na mão para deixar sua marca na posteridade (gregos antigos) - nem que seja a da tragédia (gregos antigos again), como no caso.
Mas noção de que eles também sejam fruto de um contexto maior e ameaçadoramente anonimalizante, ninguém quer nem ouvir: há mais de um tipo de vencedor para contar a História, afinal. Ninguém liga para as massas. É das massas que queremos, nós, os pós-gregos, nos excluir e destacar. E quanto a números...
... a tendência é que eles anestesiem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário