sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Inspirações e Pesquisas...

Não sei se a meia dúzia que me segue aqui sabe, mas eu me arrisco a escrever literatura fantástica de vez em quando: ficção científica e fantasia primariamente, ainda olho pra terror com um pouco de receio (é, piada horrorosa não intencional mas bem vinda). Pra isso resolvo pesquisar algumas coisas a respeito do tema, dentro do gênero, a que me disponho a escrever. Há um tempo atrás eu tinha um blog só sobre as referências, mas acabei deixando de lado... pensei em voltar com ele, mas... nhé. Prefiro inaugurar um novo marcador pra isto: referenciais.

Trago hoje um resultado duma pesquisazinha que fiz pra um artigo das Sextas de Sci-Fi, dentro da série Nossos Astros na Ficção Científica - As Estrelas do Firmamento: foi a descoberta do site DataSketch.

Datasketch: demonstrando que constelações são convenções culturais.

Até achei que tivesse falado dele na época, mas pelo visto me descuidei, só deixando o link direto para a coluna.

A ideia do DataSketch é correlacionar graficamente estrelas de importância no céu com constelações imaginadas por outras culturas que não a nossa. No exemplo acima, Betelgeuse, que é tanto Órion quanto o Tucano, o Arado, entre outras. Pela facilidade da interface, imagino que possa ter uma boa função pedagógica... tentem, vocês vão gostar.

Nenhum comentário: