terça-feira, 10 de novembro de 2009

Warehouse 13

Vem passando na Warner, #47 da Net. É no mesmo esquema de Fringe e, claro, Arquivos X, ainda que a idéia básica seja bem anterior: investigadores do paranormal indo, a cada episódio, atrás da verdadeira fonte de estranheza e horror acontecendo em algum lugar.

O "Armazém 13" fica em um ponto longínquo no Dakota do Sul, e abriga diversos artefatos sobrenaturais e paracientíficos: sabem aquele armazém do final de Caçadores da Arca Perdida e do início de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (quando é revelado chamar-se Hangar 16, em uma outra referência de Teoria da Conspiração), onde até o aliens de Roswell se encontram? Exatamente aquilo. É uma estrutura especial para abrigar tanta estranheza junta, havendo sido construído em 1914, por Thomas Edson, Nikola Tesla e M. C. Hescher. Onde estão os outros 12? Ao longo da História, a Biblioteca de Alexandria teria sido um deles...

As referências steampunk, aliás, vão embora: do videofone portátil à pistola de descargas elétricas de Tesla, sempre há alguma invenção genial de um século de idade. Os objetos problemáticos incluem coisas como o pente de cabelo de Lucrécia Borgia que faz com que mulheres passem a se comportar como megalômanas psicopatas, apenas para citar um episódio que vi.

A estrutura é bem simples: os protagonistas, um homem e uma mulher, são uma dupla de agentes federais transferidos para lá, sem saber exatamente o que diabos é aquilo, de cara se detestam e têm que conviver um com o outro. Fatalmente irão para a cama alguma hora, mas a gente não liga para isso. Há um agente veterano do W 13 enfurnado lá dentro, como um zelador do lugar. Mas aos poucos, algumas estórias dos personagens vão sendo reveladas, havendo mais do que aparenta.

A série tem um bom-humor que me vendeu, ao contrário de produtos semelhantes. Parece que já renovou para a próxima temporada. Procurarei acompanhar.

Link da wiki aqui.

Nenhum comentário: